
Se ele vivesse nos dias de hoje e agisse como agiu no passado certamente que seria tido como louco, visionário ou algo semelhante. O jornalista Edgard Leuenroth, nascido em 1881, filho de farmacêutico alemão, além de ter sido jornalista brilhante, foi um dos mais importantes publicitários dos movimentos anarquistas e sindicalistas.
O que ele agitou na sua época é de fazer inveja a Lula, Zé Dirceu e cia. No lado positivo, em favor, realmente ao Brasil. Eles nem chegaram perto do que Edgar fez como agitador político. Sua militância em favor dos trabalhadores brasileiros teve início logo cedo. Com dez anos, abandonou os estudos e se meteu a trabalhar em tipografias, iniciando uma carreira meteórica como jornalista, atuando em diversos jornais, usando sempre a imprensa a favor dos direitos sociais da classe trabalhadora.
Na política, iniciou as atividades como membro de organização socialista, mas a convite do poeta Ricardo Gonçalves passou a integrar e defender o movimento anarquista no Brasil.
COM...
... apoio de Neno Vasco e Manuel Moscoso, fundou, em 1905, o jornal Terra Livre que circulou ininterruptamente por cinco anos. Depois, em 1912, dirigiu ‘A Lanterna’, semanário anticlerical, que foi substituído por ‘A Peble’, que durou de 1917 a 1927.
ALÉM...
... de jornalista, Edgard era tido como brilhante orador, organizou sindicatos, liderou greves e movimentos de protestos na provinciana São Paulo das décadas de 10 a 40. Foi preso por diversas vezes. Eram seus companheiros de ideais: Everardo Dias, Orestes Ristori, Gigi Damiani e José Oiticica, ex-professor de língua e literatura portuguesa em Hamburgo.
FOI...
... através de suas idéias, escritas em suas colunas, que Edgard passou a explicar para os paulistanos as tendências socialistas e comunistas da época. Pode-se afirmar que ele foi precursor para o surgimento do Partido Comunista do Brasil, que nasceu sob as hostes do anarquismo brasileiro.
EM 1919...
... publica um libreto de 128 páginas, intitulado ‘O que é Maximalismo ou Bolshevismo: programa comunista’, que daria o primeiro passo para o lançamento do Partido Comunista em São Paulo.
MAS...
... foi em março de 1922, com amigos ilustres, como Otávio Brandão, o escritor Afonso Schimidt e Astrogildo Pereira, que Edgard fundou o Partido Comunista. Apesar de todos eles serem anarquistas, apenas Edgard se manteve fiel neste ideal até a morte.
HÁ...
... muito que falar e escrever sobre Edgar Leuenroth. Seriam necessárias páginas e páginas deste blog para descrever as façanhas deste jornalista maravilhoso, esquecido pelos colegas de hoje. Seu exemplo de luta, corporativismo e dedicação à classe trabalhadora deveriam ser memorizado e perpetuado pelos jornalistas brasileiros para sempre.
QUEM...
... deseja conhecer melhor a vida, obra e ação política de Edgar pode acessar o site da Unicamp (Universidade de Campinas), cujo endereço é http://www.arquivo.ael.ifch.unicamp.br.
[Este artigo é reproduzido do meu blog Gritos e Sussurros do dia 18 de agosto de 2003]
[Este artigo é reproduzido do meu blog Gritos e Sussurros do dia 18 de agosto de 2003]
Nenhum comentário:
Postar um comentário